sábado, 10 de outubro de 2009

DE BEM-TE-VIS, LITERATURA, PROFESSORES E ESCOLAS

27/11/2007 -
Tarde de domingo. Casa silenciosa, com parte da família viajando. A filha caçula faz seus intermináveis relatórios de Estágio e eu “batuco” no computador só com a mão esquerda, habilidade que desenvolvi quando ainda prestava serviço na Defensoria e a quantidade de trabalho era um sufoco; então, eu aprendi a me virar com a sinistra, pois a destra, atacada por “ites” não “funcionava”... De onde estou, com a porta aberta, vejo o casal de bem-te-vis, que passa pela varanda como se fossem os donos da casa. Vão comer a comida do Kid, desprezando a deles, que fica mais para o lado do portão. Madame Bem-te-vi não só toma a água, como toma banho nela! Indignada, dou um cutucão em meu cachorro, que dorme a meus pés: - Kid, meu filho, levanta daí, seu traste, e mostre que você é um cão macho; já que não morde ninguém, defenda pelo menos a sua comida! (Kid abre o olho, por um segundinho, me olha, fecha de novo e volta a dormir.) Começam a cair algumas gotas de chuva, para alegria da Escumilha, toda florida, que canta para o pé de limão que a chuva chegou! É, gente, eu plantei um pé de limão e ele está tão carregadinho que uma galha dobrou, chegando ao chão, eita que negócio bonito, a natureza é mesmo generosa... Ah, você não sabia que tenho um pé de limão? Nunca contei, nem vou contar das ramas lindas do maracujá, das canas caianas e do pé de jabuticaba, se contar, você vai querer, cê besta! Mudando de plantas para surpresas, são interessantes certos fatos que nos acontecem: na quinta-feira eu escrevi minha crônica, que falava sobre a importância dos livros e o que a leitura representou e representa para mim. (Ainda vou publicá-la, eu prometo). Pois é, na sexta, eu compareci à II Mostra Literária do Instituto Pilar, no Caravelas, e fiquei fascinada com o que vi e conto para vocês. Como vocês sabem, tenho diversas profissões. Contudo, sou essencialmente e antes de tudo... PROFESSORA! Sei de todas as lutas, as dificuldades, os riscos da profissão, mas também sei o que um bom professor (ou boa professora), independente dos recursos que possui, pode fazer. Sobretudo, sei que um professor que ama o seu trabalho, faz toda a diferença na vida de uma criança! Sabe, quando visito uma escola, identifico logo quem gosta do que faz: é aquele ou aquela que, ao invés de reclamar de tudo, apresenta o que consegue fazer com e para seus alunos! O professor (ou professora) é o mágico que, com seus esforços, monta um projeto com seus meninos, usando pets, pedras, barro, areia e, de repente, envolve toda a escola na luta pelo meio ambiente! Ou então, a fada que transforma folhas de jornal velho em saias, blusas, chapéus, instrumentos e monta uma peça teatral! Ou conta histórias com tanto sentimento, ternura e emoção, que faz com que a criança queira ler mais e mais! Todos nós temos as nossas lembranças, certo? Recentemente, participei, no Rio, de uma solenidade na qual a poeta e artista plástica de Mariana, Déia Leal, tomando posse da Governadoria do INbrasCI, (Instituto Cultural) leu uma redação. Nela, Déia realçava o incentivo de uma professora que muito significado teve em sua vida e a maneira como essa docente recebeu um desenho feito pela aluna, como presente de aniversário, pois esta era muito pobre e nada podia oferecer... Anos mais tarde, na abertura de uma exposição de Déia, em sua cidade natal, agora como artista famosa, a mestra apareceu, apoiada em uma bengala e, com um sorriso, lhe deu de presente o mesmo desenho feito há muito tempo atrás! Confesso que a maioria dos que estavam na solenidade, nós, homens e mulheres com muitos janeiros nas costas, choramos sem nenhum constrangimento, pois todos temos as nossas lembranças dos tempos de escola e de um anjo bom que, além de ensinar, nos ajudou! Aí é que, mais uma vez, eu me maravilho com a importância da escola, esse lugar onde passamos boa parte de nossa vida e que cada vez mais precisa se impor, não só como local de obtenção de conhecimento, mas um lugar onde os valores reais devem ser trabalhados, apesar e por causa dos tempos difíceis que atravessamos... Voltando à Mostra Literária da Escola Pilar, eu me encantei com a diversidade de ações desenvolvidas: havia painéis maravilhosos por toda parte, um castelo e, numa sala, uma “vovó” contava “Histórias do Arco da Velha”. Um turma trabalhou os super-heróis, com centenas de informações sobre gibis e histórias em quadrinhos, inclusive com tirinhas do nosso chargista João Marcos. Uma sala contava a história do papel e o surgimento da Escrita, com obras em barro, feita pelos alunos, inclusive reproduzindo a escrita cuneiforme; estavam lá os personagens de Maurício de Sousa, os de Ziraldo, os de Monteiro Lobato, a magia dos contos de Ana Maria Machado e as poesias infantis de Vinícius de Moraes... Os meninos estudaram fábulas. E reproduziram em massinha os personagens, tudo muito lindo. Pais, avós, crianças e visitantes circulando, assistindo a representações teatrais que aconteciam a cada meia-hora, música, muita cor e alegria... O CLESI estava presente através de seu estande, comandado por Marília Lacerda, com a filhinha Mariely. Estávamos lá, eu, Ademar Pinto Coelho e Dalva Abraão autografando nossos livros. Ao olhar para o 2º andar, avistei, surpresa, uma sala cuja chamada era Encontre os Autores Regionais: na parede externa pintaram um ônibus e os passageiros eram a Bicudinha, o Lobelzinho, Kiko e a minha Mariana! Entrei na sala e fui recebida pelos alunos da 3ª série, cada um falava de uma obra, que emoção foi ouvir o resumo dos nossos livros pelas crianças! E aí, acham que acabou?Não, numa perfeita integração com outras áreas, os alunos fizeram bonecos representando os personagens; havia Lobelzinhos, Kikos, Bicudinhas e eu comecei a chorar quando vi dezenas de Marianas Catibiribanas, grandes, pequenas, de papelão, de massa ou montadas a partir do corpo de outras bonecas. Gente é muita emoção... Havia um “Pé” de Poesia, cujos frutos eram de papel verde, com versos dos alunos! Cada aluno escreveu rimas com seu nome, inspirado em MARIANA! E livros escritos por eles, contando histórias, baseadas nas nossas histórias, nos livros do Giro-lê! Não me envaideci por meu retrato estar na parede, ao lado dos meus colegas do CLESI, cujas obras também foram estudadas. O que me comoveu, foi ter sentido, nos alunos, uma verdadeira integração; percebi que por alguns instantes, nós levamos as crianças ao reino do encantamento, através de nossos livros! Ai, Deus, é muita felicidade, é muita responsabilidade, é muito lindo! Parabéns à Marília Siqueira, pela Criação do Giro-Lê, parabéns aos meus colegas autores, parabéns à direção, professores, funcionários e alunos da Escola Pilar, porque todos saímos dessa mostra mais ricos de conhecimento, emoção e beleza! Mais uma vez eu me maravilhei com o que uma escola representa. Mais uma vez eu me encantei com o que uma escola e seus professores podem fazer! E nada mais digo!

ZOOM- Um abraço para o Pastor Moisés Galdino e toda a turma que trabalha na Associação Beneficente Nova Vida, que ampara crianças em situação de risco. É um trabalho sério e muito importante. Como eu sei? Já conhecia Moisés e visitei a sede do Projeto, na rua Mário de Andrade, no Cidade Nobre. Vá lá conferir. - A psicóloga Cione Chrisóstomo falou sobre a Adoção, em recente Encontro de Psicanálise que aconteceu no Teatro João Paulo II no Unileste-MG. Parabéns, amiga! - E o Tigre, hein, gente? Ula-lá! O negócio é festejar! Outro abraço, agora para a advogada Elizabeth Jordão, nesta terça. - Gente, o depoimento da escritora Heloisa Seixas sobre a doença de sua mãe, é de fazer chorar! É também um alerta para a gente identificar as doenças que podem atingir os idosos e até os não-idosos! - Não, eu não vivo em um país onde uma menina de 15 anos foi colocada numa cela com 30 homens! Isso só acontece em filmes de terror. Que país é esse, meu Deus? - Encontrei Euzanete, a esposa de mon cher ami Eloer Magalhães, acompanhando o filhote Guilherme na festa do Instituto Pilar. Um grande abraço, amigos. - Meu amigo Wilson, o popular Cuíca, vai se casar com Eliane, no dia 8 de dezembro, na Igreja Batista El Shaddai. Parabéns, nós vamos lá conferir. - Um dia azul, apesar de tudo, risos de crianças recitando poesia de Vinícius, música de Maria Creuza, cuscuz e aquela paçoquinha de carne seca, paaaaz hoje e sempre, são os meus votos. - Críticas, sugestões e eventuais elogios, pelo e-mail nenadecastro@yahoo.com.br Au Revoir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário