sábado, 24 de outubro de 2009

MUNDO, AMARGO MUNDO...

(Uma crônica de 1991)

Mundinho desgraçado este nosso... Após ouvir a notícia via TV que seu chicletes predileto fora incluído na lista de doces contaminados por drogas que estavam sendo vendidas nos colégios, meu filho Tiago, abalado, caminhando de um lado para o outro, exclamou: - Ai, não! Até o chicletes! Será que essas pessoas estão querendo acabar com o doce do mundo, mãe? E me encarou angustiado, tentando decodificar o que há por trás desse hediondo fato, tarefa nada fácil para quem tem apenas 10 anos...Um nó se formou em minha garganta e as palavras, que normalmente me saem fartas e fáceis, falharam. Fiquei ali, muda, sem conseguir dizer sequer uma frase para consolar meu filho.Mundinho nojento este nosso: fome, guerra, Aids, violência sem fim, mundo cão em que nem ao menos se pode ser criança... E aí pensei; isto está acontecendo, meu filho, porque Deus passou a ser só um detalhe, as crianças são só um detalhe, assim como os aposentados, os sem-casa, os “descamisados”. Essas crianças soltas pelas ruas eram um mero e aborrecido detalhe para nossos políticos e deu no que deu, e hoje um tênis vale mais que uma vida humana.Mundinho nojento esse nosso, no qual as mulheres são agredidas na rua e têm seus cabelos cortados a navalha, e ontem vi uma menininha de 6 anos irromper em choro convulsivo, porque passou um menino e olhou para dentro do estabelecimento onde estávamos, e a pobrezinha ficou transida de medo, segurando o cabelo, com medo da agressão.Mundinho cruel este nosso, de pessoas com mãos assassinas que perfuram doces e injetam cocaína, numa crueldade sem fim.Perdão leitores. Nesta crônica de hoje eu podia falar de tanta coisa amena, da beleza verde de Ipatinga, falar de amor, de coisas profundas e sentimentos belos. Mas estas coisas estão ficando soterradas sob um mar de violência e amarga crueldade.E infelizmente, meu filho está certo, estão querendo acabar com o doce do mundo.Que está desgraçado, nojento, sujo, cruel.E muito, muito amargo...ZOOM- Como podem ver, infelizmente, de 91 para cá, a coisa só piorou. Deus nos ajude! Um abraço para Vanilson Cândido e Bete, nesta terça. - Agradeço a todos os amigos que nos prestigiaram por ocasião da formatura da minha filhota Lara. - Quem me visitou nesta semana foi meu sobrinho Carlos Magno da Silva. O rapaz fez especialização na França e é competentíssimo em sua área, o cérebro. - Teve início ontem a Primeira Semana da Poesia e da Literatura Infantil de Ipatinga, numa parceria das Secretarias de Cultura, Educação e Clesi. - Uma semana esplendorosa, apesar de tudo, com leitura de Salmos, versos de Cecília Meireles, música de João Gilberto, bolo com doce de maracujá, alegria e paaz, são os meus votos. - Críticas, sugestões e eventuais elogios pelo e-mail: nenadecastro@yahoo.com.br. Au Revoir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário