sábado, 17 de outubro de 2009

QUE VENHAM OS CHOQUES!

09/10/2007 - Eu pintei e bordei na última 4ª feira: desobedeci meu médico Evander Grossi e tirei o tênis com calcanheira. Coloquei sandália, arrepiei o cabelo como gosto, me vesti de luz e alegria e fui. Até me fotografaram em pose inconveniente. (Calma gente, nada de pensar mal, sou uma velhinha de respeito e cheia de pundonodor, seja lá o que isso significa, cadê o Aurélio?) O inconveniente aqui refere-se à minha coluna, que anda toda bichada, eu não resisti e sentei no chão, (é, eu consegui!) de uma forma não apropriada para quem está passando por tantas dores. Minhas fisioterapeutas, doutoras Aldilene e Renata Christina Batatinha, vão me matar de choques e sopapos que chamam de massagem e alongamento, mas valeu a pena! Acordei na 6ª feira toda dolorida, os braços com tendinite doíam demais, os pés com esporão reclamavam, a coluna, bem, eu já falei, mas eu acordei feliz! Tive a alegria de perceber que os amigos que tenho são o máximo e gostam mesmo de mim. Após um dia extenuante de trabalho, saíram de casa e se sujeitaram a esperar até uma hora na fila, no dia do lançamento de MARIANA CATIBIRIBANA, para me dar um abraço! Não tenho como citar todos os nomes, por medo de esquecer algum, mas que amigos porretas são os meus, graças a Deus!Mamãe veio, no esplendor de seus 88 anos, lúcida e linda; assim como minha irmã, a socióloga Marlene Magela, toda bonita de blusa azul, que, em sua cadeira de rodas, observou todo o calor humano e luz que havia ao meu redor. Meu irmão, o pastor José Vieira, veio com Zilá, Jaimes e Sarinha. Marinês, minha sobrinha querida, aliás, minha filha, veio e fez mais de 100 fotos!O sobrinho Juliano de Castro veio pegar o livro para seu filho Arthur; meu marido, Moacir e meus filhos, Tatiana, Tiago e Larissa, claro, estavam lá, assim como minha nora Carol! Os amigos, ah, os amigos me fizeram chorar, que coisa linda, todo mundo ali, firme, me apoiando, me falando palavras ternas, me dando um sorriso, meu Deus, essas lembranças vão me acompanhar pelo resto de meus dias! E as crianças, de olhos brilhando, acompanhando os palhaços Mosquito e Maritaca, tentando repetir os trava-línguas, abraçando MARIANA, me dando beijos...Fiz tudo o que tinha direito, autografei meu livro, ri, chorei, dei um show de bobeira com meus compadres Ademar e Nivaldo, tomei sorvete, deixei pingar no chão e, principalmente, recebi flores, mensagens, centenas de abraços e beijos, calor humano e alegria! E a dor que sinto, não é nada! Nem vou reclamar (muito) na fisioterapia! Podem me dar choques! A luz que emana de meus amigos e de MARIANA, me sustenta!ZOOM- MARÍLIA LACERDA brilhou mais uma vez: o sucesso do Projeto Giro-lê, com seis títulos, junto ao público do II Salão do Livro, prova sua capacidade. Parabéns, amiga! - Dia 22, acontece o casamento de mon cher Eloer Magalhães e Euzanete e eu não perco! - As amigas da advogada Mila Linhares fizeram um chá-de-panela em sua homenagem, nesse domingo. A competente e estudiosa Mila vai se casar no próximo sábado, com Christian! - Peço desculpas aos meus leitores, no ZOOM da semana passada, saiu um verbo no singular, com o sujeito no plural. Estava escrito dá, quando o correto seria: ... “quando os computadores do tempo da pedra lascada que temos, dão defeito...” Sem ser exatamente uma expert na Língua Portuguesa (quem me dera!) pelo menos, as regras básicas, eu conheço. Quase sempre, escrevo com minha filha-criança ao meu lado, e nesse dia ela estava especialmente feliz com o lançamento do meu livro, falando nele, sem parar, e minha revisão não foi aquela brastemp. Não justifica, mas explica, certo?- Semana de delícias, começou com o II Salão do Livro, culminou com o sucesso do lançamento de Mariana Catibiribana e foi encerrada no delicioso encontro da equipe Diário do Aço, na Aciaria, comemorando os 29 anos do jornal. - Coisa mais linda, a família Notini, formada por papai Eduardo, mamãe Valéria e o irmãozinho Pedro, comemorou um ano da chegada da pequena Mariana, no lançamento do meu livro! - Delicadeza é uma coisa maravilhosa: uma das minhas grandes amigas bordou o nome Mariana Catibiribana em ponto de cruz numa toalhinha, com data e tudo, e me deu de presente. Vou guardar com muito carinho, merci. - Que beleza, uma das minhas leitoras me enviou um e-mail e, no final, me desejou um domingo com “macarronada caipira e música do Quarteto em Cy”, como eu faço ao final de toda coluna, não é o máximo? - Meu Deus, olho para o jornal e vejo, em uma página, a mãe que reencontra a filha Suelen, após 16 anos de separação. Na página ao lado, o enterro do bebê Michele, que foi atirada às águas por aquela que lhe deu a vida. Quem entende? - João Senna dos Reis, um dia você ainda vai me matar de emoção com suas crônicas! A de domingo, na qual você fala das bonecas feitas de sabugo de milho, as durutas da sua infância, mais toda aquela apreciação sobre a personagem Mariana Catibiribana, foi... um arraso! Contudo, se eu der um treco, vai ser de felicidade. Por falar nisso, como foi bom rever os gatíssimos Cristiane e Vinícius, nesse domingo. Você e Graça estão de parabéns pelos filhos lindos e educados que têm! - Revi Otton Fava depois de muito tempo, na saída do espetáculo de Adélia Prado. Já trabalhei com ele na Universidade que hoje é o Unileste-MG e foi muito bom. - Meu merci do fundo da alma, a todos que foram me abraçar no lançamento do meu livro. Milton Nascimento tem razão, “amigo é coisa pra se guardar no lado esquerdo do peito” sem dúvida! Uma semana com gosto de doce de abóbora-da-praia com coco, costelinha com quiabo e angu (huuummm...), versos de Cacaso, (poeta da geração mimeógrafo), blues rasgados na voz de Ray Charles, leitura do salmo 19 (na Bíblia católica é 18) que fala da excelência da Criação e paaaaz são os meus votos. Au revoir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário