quinta-feira, 8 de outubro de 2009

OH, MINAS GERAIS!

Outro dia eu zapeava pela TV e ouvi um trecho de uma entrevista, na qual Caetano Veloso dizia a Milton Nascimento que, quando vai ao Rio, se sente no mundo, quando vai à Bahia, se sente na África e, quando chega a Minas, se sente no... Brasil! Esse sentimento me é semelhante, tenho o maior orgulho de ser mineira. Todo brasileiro é porreta mesmo, sangue de gente corajosa correndo nas veias, gente que luta e vence, apesar de... Mas ser mineira é algo especial, é ter este jeito de quem não sabe nada e jantar o adversário pelas beiradas, é ter jogo de cintura, cara de besta e ser o mais esperto de todos, é fingir que tem só um boi e ser o dono da boiada inteira, é ter um linguajar maravilhoso, o nosso uai, trem bão, eta ferro!, ê lasqueira!, poncovô e óprocevê, mucadim e cafezim! Ser mineiro é fazer de conta que é bobo e, de repente, dar uma rasteira no adversário, fazendo com que se enrole em sua própria sabedoria, é ser cheio de mistérios guardados entre montanhas e ter um ferrenho orgulho de ser Brasil! Sou a menor de todas para falar de um estado que foi celebrado em prosa e verso por Drummond, celebrado no sertão por Guimarães Rosa, um estado que tem Ziraldo e Adélia Prado, mas eu ouso! Nós mineiros, nosso minério e nossas pedras, o ouro que brilha e seduz, o barroco nas igrejas e esculturas, a luz dos ideais inconfidentes, a beleza dos horizontes, os sertões e buritis, e as águas do Velho Chico... Ai, minhas Minas Gerais, suas montanhas encerram mistérios e belezas, que eu louvo com os versos do nosso poeta Moacir Chrisóstomo:Montanhas de Minas silentes minervasentre pequis e veredas.mirantes do pradopenitência desnudade verdechorando acalanto de azul e escarlate. onde vais vestal caprichosadeixando nuvem de póincriminando calma de deusesestarrecendo currais?

Cada uma!
Turma animada, formada pelas professoras Maria da Conceição Duarte e Ana Cláudia Barreto Tavares (E.E. Dom Benevides-Mariana/MG), mais os poetas Aldravistas, JS Ferreira, Gabriel Bicalho, e o casal JB Donadan e Andréia Leal, Marília Siqueira Lacerda e esta cronista, deslocou-se de Mariana ao Rio de Janeiro, no dia 29 de outubro. O motivo: prestigiar a posse de Andréia Leal no InBrasCI (Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais), que é um negócio sério. À noite, fomos a um restaurante e quem é que nos aparece, quem? Ele mesmo, o BEIJOQUEIRO, aquele português que beijou Frank Sinatra, o Papa, Tony Bennet, Roberto Carlos e outros famosos. Perguntou quem éramos nós, e ao saber que somos poetas de Minas, nos deu uma mensagem escrita, contando quem era ele, quantas vezes foi preso, que Santa Edwiges o torna invisível para passar pela segurança e beijar os famosos, mandou dizer a Aécio Neves que ele será o próximo presidente da República, e é claro, beijou a todos nós! Quanto mais a gente reza... Mas foi divertido!

ZOOM- Recadim para o Beijoqueiro: essa sua idéia de beijar a Rainha Elizabeth da Inglaterra vai dar, literalmente, pau na cabeça. Ou balaço, pois a polícia britânica não está pra gracinhas, não!- Beijos e beijos para os poetas de Mariana, JS Ferreira, Gabriel Bicalho, e o casal JB Donadan e Andréia Leal, que nos receberam, a mim e a Marília Lacerda, com amizade e calor humano sem igual! Passamos uma tarde na casa do poeta Donadan, que é professor da UFOP e Doutor em Lingüística, apreciando os quadros de sua esposa, a internacional Andréia, e discutindo literatura russa, em especial, os versos de Maiakovski e a densidade psicológica de Dostoiéwsky em Crime e Castigo, que foi uma coisa! Obrigada, pessoal! - Um abraço para a grande mestra Maria Julia da Silva, que trabalha na Escola Municipal Márcio de Andrade Guerra. Formada em Pedagogia pelo Instituto de Educação de Minas Gerias, foi minha colega na Faculdade de Letras, e fez especialização em Educação em Cuba. Serena, humilde e competente, vai despertando nos alunos o amor à Leitura. Vou ainda falar dessa grande professora e de um artigo seu que foi publicado em revista pedagógica, de circulação nacional. - Ah, gente, tomara que o traseiro desses monstros que puseram porcaria no leite seja bem espetado no mármore do inferno. Desculpem, mas não achei outro meio para mostrar nossa indignação. Arre! - Recebi muitos e-mails pelo meu aniversário e muitos comentários pelo meu apelido de infância. Meus leitores e leitoras gostam de rir das minhas mazelas! Mas fazer o quê, é engraçado mesmo! - Hoje vou lançar MARIANA CATIBIRIBANA na Biblioteca Pública Municipal Zumbi dos Palmares. Todos estão convidados! - Meu muito obrigado à Tia Lúcia da Casa da Esperança, e a toda sua turma, pela lembrança delicada mais a agenda com linda mensagem. Merci! - Calorzinho brabo, moçada! O negócio é proteger-se do sol, ficar calmo (a) e se hidratar direitinho, torcendo para que chova “três dias sem parar”, mas sem inundação e sem derrubar as casas das pessoas. - A poeta Cida Pinho, autora do livro “o Coelho Clemente” me enviando alguns de seus lindos poemas lá de Mesquita. Um abraço, Passarin. - No dia 20 de outubro, aniversariou o meu sobrinho-neto Victor, filho do neurologista Carlos Magno da Silva e Deninha. Não pude ir à linda festa em BH, mas os familiares me passaram todos os detalhes. Parabéns aos papais corujas e ao Victor por seus dois aninhos! - Noites de frescor (se possível) dias de calor sem excesso, passeios a cachoeiras, churrasquinho pra curtir os amigos, água com grãos de romã em homenagem a Chico Neto, versos de Chacal, música de Djavan e paaaaaaaaaz, são os meus votos. - Críticas, sugestões e eventuais elogios, pelo e-mail nenadecastro@yahoo.com.br Au Revoir.
06.11.2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário