sábado, 17 de outubro de 2009

CONTOS ISRAELENSES


Domínio Público e Particular

Rabi Yisrael Salanter caminhava pela rua certo dia, pouco antes de Yom Kipur, quando encontrou outro judeu. Rabi Yisrael perguntou ao homem sobre sua saúde, e o homem começou a chorar histericamente. Depois que Rabi Yisrael o acalmou, perguntou ao homem o que o aborrecia tanto. "Rebe," disse o homem, "estou apavorado pelo meu julgamento em Yom Kipur." Percebendo que o comportamento do homem estava afetando outras pessoas na rua também, Rabi Yisrael disse-lhe: "Seu coração é um domínio privado. Dentro dele, pode chorar tanto quanto quiser. Por outro lado, seu rosto é de domínio público, e você não tem o direito de incomodar os outros com seus problemas pessoais." Fonte: http://www.chabad.org.br

_________________________________________________________________










Home > Cultura > Contos > Pecado e Arrependimento

Pecado e Arrependimento Quando Rabi Yechiel, neto de Rabi Baruch de Medzibush, era uma criança pequena, perguntou ao avô: "Se Deus sabe de tudo, por que Ele chamou Adão, o primeiro homem, após o pecado e disse: ´´Onde está você?´´ Rabi Baruch ouviu, mas nada respondeu. Algum tempo depois, Rabi Baruch perguntou ao pequeno Yechiel: "Quer brincar de esconde-esconde?" O menino ficou encantado e correu para esconder-se. Esperou e esperou, mas nada do avô aparecer para procurá-lo. Finalmente, desistiu e saiu do esconderijo. O avô, percebeu ele, estava sentado à sua mesa e não tinha ainda tentado procurá-lo. O pequeno Yechiel começou a chorar. "Vovô, esqueceu de mim! Nem ao menos tentou procurar-me!" chorou ele. "Isto," disse Rabi Baruch, "é a resposta à sua pergunta. É claro que Deus sabia onde Adão estava. Adão, entretanto, cometera dois pecados: comer o fruto da árvore e tentar se esconder do Senhor do Universo. Se Deus não tivesse ido ´´procurar´´ Adão, este não teria conseguido sobreviver, por causa de sua vergonha. Ao ´´procurar´´ por Adão, Hashem deu-lhe a oportunidade de fazer contato com Ele novamente, para que pudesse uma vez mais ficar face a face com seu Criador." Fonte: http://www.chabad.org.br

____________________________________________________________________









Sábado, 17 de Outubro de 2009



A Criação de Adão Quando Deus quis criar o homem, consultou o Ministério Celestial com antecedência e disse: ``Faremos o homem à nossa imagem``. E os anjos perguntaram: ``Para que criar o homem, e qual o seu objetivo?`` ``Ele fará justiça`` - respondeu o Senhor. E os anjos estavam divididos em grupos. Alguns diziam: ``Não criemos o homem``. Mas outros diziam: ``Criemo-lo.`` A Piedade disse: ``Criemos o homem, pois ele será generoso e benevolente.`` A Paz objetou: ``Não criemos o homem, pois ele constantemente se envolverá em guerras.`` A Justiça disse: ``Criemo-lo, pois ele trará justiça a este mundo.`` A Verdade disse: ``Não o criemos, pois ele será um mentiroso``. O Criador então enviou a Verdade dos Céus para a Terra, e, apesar dos protestos dos anjos, o homem foi criado. ´´Seu conhecimento´´ - disse o Criador - ´´excederá o de vocês, e amanhã verão sua sabedoria´´. O Criador reuniu então todos os tipos de animais perante os anjos e pediu para que os anjos os nomeassem, mas eles não puderam. ´´Agora vocês verão a sabedoria do homem, ´´ disse Deus, ´´Eu lhe pedirei e ele dará nomes aos animais´´. Todos os animais foram então levados à presença do homem, e quando questionado, ele imediatamente respondeu: ´´Este é o boi, aquele o burro, o outro o cavalo e o outro o camelo.´´ ´´E qual o seu próprio nome?´´ ´´Eu´´, respondeu o homem, ´´devo ser chamado de Adão, porque eu fui criado da terra (adamá)´´. Fonte: http://www.netjudaica.com.br

______________________________________________________________









Questão de Propaganda - Uma senhora de boa família veio ao Rebe Chaim de Tsanz reclamando que não tinha um centavo para comprar a comida do shabat. -Mas como não, a senhora não vende maçãs? Perguntou o Rebe. -Sim eu vendo, o problema é que ninguém compra, eles dizem que as maçãs não são boas.- respondeu a mulher. Imediatamente o Rebe vestiu seu paletó, seu chapéu e foi a barraca de maçãs, pegou uma maçã na mão e disse: - Quem quer maçãs, maçãs da melhor qualidade, venha comprar aqui! Em poucos minutos uma pequena multidão se formou à frente da barraca, todos querendo comprar maçãs. Você vê - disse o rebe - as maçãs eram boas. Era só uma questão de propaganda! Muitas vezes podemos ajudar alguém ou algo de maneira simples, cada um deve aproveitar de suas qualidades e utilizá-las para o seu bem e o da sociedade. Fonte: http://www.netjudaica.com.br
--------------------------------------------------------------------------------------------







Nenhum comentário:

Postar um comentário