sábado, 10 de outubro de 2009

A VISITA

13/11/2007 -
Ele sempre vem. Indiferente à violência, às crises, ao noticiário sangrento, independente de como me sinto, se estou feliz ou não, ele vem... Basta ligar a mangueira, começar a regar as plantas, e daí a pouco, um frêmito de beleza percorre o ar e lá está ele, o meu visitante de todos os dias! Pequeno, frágil, delicado e infinitamente belo, parece-se com uma gota de água ao brilho do sol, refletindo todas as cores do arco-íris. Forço um jato para o alto e observo-o muda, hirta, quase sem respirar. Ele sempre se mostra um pouco desconfiado a princípio, me observa, parece sopesar minha atitude, minhas reais intenções... Mal respiro e observo que, afinal, tranqüilo, o meu visitante real, o pequeno colibri ou beija-flor se concede um banho! Sorrio sempre, ao observar aquele pássaro minúsculo, com um tom predominante de verde em seu peito e asas - um verde que deixa roxo de inveja os anéis de esmeraldas - brincando com a água que sai da mangueira.Faz vôos rápidos, curtos e, supremo milagre, paira no ar por alguns segundos! Meu visitante não me pergunta como estou, só me observa de relance enquanto move rapidamente as asas, pairando no ar. Ah, o sonho de Ícaro de voar e alcançar o sol deve ter surgido após a observação de um beija-flor! Que, segundo o Aurélio, também é conhecido como aribamba da mata-virgem, bico de agulha, guanambi, guinumbi, guainumbi, chupa-mel, chupa-flor, pica-flor, cuitelo, colibri... Não sei se são os apelidos sugestivos, não sei se por sua função, consideram que o beija-flor faz uma espécie de jogo amoroso. Como se fosse um fauno voador, que visita, acaricia e poliniza muitas flores, enquanto prossegue em seu belo e veloz vôo, que alguns vêem como erótico!! Assim descreveu o poeta J. B. Donadon-Leal, de Mariana: Hibisco em flor/ao toque dobeija-flor/tem múltiplosorgasmos.Bem, cada um vê com os olhos que possui, o cientista certamente estará atento às espécies, cores, tamanho, hábitos e habitas e os poetas, esta raçazinha de loucos sonhadores que vêem tudo através dos olhos da alma, enxergam no vôo rápido e no beijo fugaz, mas intenso, amorosas maravilhas, como na doce canção intitulada Cuitelinho, que o nosso Milton Nascimento canta em emoções infindas, dizendo:a minha saudade cortafeito aço de navaiae o cuitelinho não gosta,que o botão de rosa caia...Olho para meu minúsculo pássaro tão grácil, tão pequeno e, no entanto, tão grande em significado e esplendor, que saio perdendo nessa comparação; eu pertenço à espécie homo nem sempre sapiens, e ele é uma ave cuja existência se justifica pela beleza, que cumpre seu destino sem rancores nem guerras... Indiferente aos nomes que lhe dão e atento à sua sina - a de beijar suas inúmeras amadas -, após alguns segundos, meu visitante sacode a umidade das asinhas translúcidas e parte. Veloz como o vento, lindo como as sílfides, meu beija-flor vai embora e eu permaneço de pé, mangueira na mão, regando o jardim, mais rica de beleza e grávida de cores, numa manhã cinza que se tornou mágica graças ao banho de um colibri...O beija-flor é um milagre. Creio em milagres. Obrigada, Senhor!

ZOOM- Um beijo de filha para Dona Laurita Nascimento que, de certa feita, foi minha companheira de viagem para Belo Horizonte. Como tem filhos e parentes em Ipatinga, vem sempre aqui e me ligou no domingo para agradecer o envio da antologia “Olhares Múltiplos” e de “MARIANA CATIBIRIBANA”. Ela já memorizou alguns poemas e tem recitado nas reuniões em que vai, assim como já leu MARIANA para seus netinhos e para um grupo de crianças que visita, e me disse que elas gostaram muito. Não é lindo? É isso que faz a vida valer a pena! - Quer dizer que achamos petróleo, no litoral de Santos, hein? E como temos mania de grandeza, já tem gente oferecendo o achado ao mundo. Calma com o andor, pessoal, o santo é de barro. - Manoel Roberto Souto é um professor que tem muitas histórias pra contar, tem toda uma vida de luta pela Educação e por isso brilhou ao escrever seu livro “Professor e Poder na Escola Pública”. O lançamento foi no sábado passado, no Tijota Park Hotel (antigo Thermas) durante o Dia de Lazer dos professores da rede pública. O Sind–UTE organizou o evento, que foi lindo! Parabéns Betão! Você é um dos caras mais legais que conheço: Bom caráter, compreensivo e, sobretudo, amigo. Lady Zeferina lhe deseja muito sucesso! - Não é que um assalto muito bem bolado, em São Paulo, gorou, por causa do desconhecimento do vernáculo? É que os assaltantes iam entrar no local em uma van, na qual pintaram o nome de uma firma que comercializa alimentos, mas escreveram IMPÓRIO em vez de EMPÓRIO e um segurança desconfiou. Foram presos oito meliantes, que viram o que dá não estudar direito a Língua Portuguesa! - Ai meu Deus, que horror aquele acidente na entrada do Horto! Quem estava lá por acaso, foi atirado na linha férrea, e escapou por sorte! - Marília Lacerda comandou uma grande turma na Livraria Leitura, que foi na sexta à noite, esperar o lançamento do último livro de Harry Potter. Todos a caráter, com chapéus e roupas de alunos de Hogwarts, fizeram muito sucesso e a diversão foi muito apreciada. - Um abraço para o jovem Guilherme Henrique Ângelo Laport, que foi ao Jabaquara se divertir e, confundido com outra pessoa, acabou levando um tiro, e teve de ser operado. Gui, receba a nossa solidariedade, certas pessoas apelam sempre para a violência e ainda atingem quem nada tem a ver com a história. Tem nada não, sei que é chato ser envolvido num episódio desses, mas, a dor, por pior que seja, vai passar, o importante é que você está vivo, a vida continua e, certamente, vai lhe trazer ainda muitas coisas boas! - Foi muito bom rever Concinha Gravina no lançamento do livro do professor Beto. Trabalhamos juntas na E.M. Presidente Vargas e ela sempre foi um bom papo. Um abraço bem apertado, amiga. - Pena Branca e Chico Lobo vão cantar no dia 14 e 15 de novembro, no teatro do Centro Cultural Usiminas. Esse evento eu não vou perder, é música da boa, com violas sendo bem tocadas e duetos lindos pra se ouvir.- Quer dizer que Gisele Bundchen só recebe em euro porque acha o dólar chinfrim? Vai dar rebu no império norte-americano, olha lá se o megalomaníaco César Bush não invade a gente pra cobrar a desfeita! Hi, hi, hi! - Um abraço para o advogado Wilson Lacerda, extensivo a Vaninha nesta terça-feira, com o meu muito obrigada por tudo. - Outro abraço, bem apertado, para o casal Adalto Soares e Tânia Torres que, na sua loja Cristais e Companhia, na Rua Direita, em Mariana, recebe a todos com simpatia e distinção. Ao saber que era meu aniversário, Tânia fez questão de me oferecer uma pulseira de pedras brasileiras, verdinhas, como eu gosto. E amei conhecer o trabalho do artista Petrônio Ferreira Soares, filho do casal, que usa arame reciclado e cria peças lindas, de figuras humanas, peixes, castiçais, formigas, árvores, tudo muito lindo! Uma família de artistas, como se vê! - Uma semana sem arroubos verbais de Bush, de Chávez ou de outro louco qualquer que ache que é o dono do mundo, música de Itamar Assunção, versos de Ascenso Ferreira, costelinha com quiabo e angu (não esquecer a cebolinha e a pimenta) doce de figo verdinho e macio, com bastante cravo e canela e paaaaaaaaaz, são os meus votos. - Críticas, sugestões e eventuais elogios, pelo e-mail nenadecastro@yahoo.com.br Au Revoir.



Nenhum comentário:

Postar um comentário