quinta-feira, 8 de outubro de 2009

VELHO MUNDO SEM PORTEIRA!

16/10/2007 -
Feriado. 12 de outubro. Dou um Viva! a todas as crianças do mundo, especialmente as africanas, palestinas, iraquianas e as da antiga Birmânia, atual Mianmar... Elis Regina canta maravilhosamente Como Nossos Pais de Belchior, e eu penso em velhas feridas que se juntam às novas no caminho áspero da vida! Com muita razão, Guimarães Rosa afirmou que “viver é perigoso”. Prenúncios de verão intenso, céu azul, repouso forçado por dores, nada para fazer a não ser ler, ler e ler, eta trem bão! Parada, vejo que, no vórtice da vida, a humanidade caminha, os erros se repetem, tudo muda e permanece igual. No entanto, o poeta diz: “você não sente nem vê, mas eu não posso deixar de dizer meu amigo, que uma nova mudança em breve vai acontecer...”Tomara que as mudanças cheguem, depende de nós e das escolhas que fizermos, eis que votar é imperioso e peneirar é mais que preciso.Elisa Lucinda, atriz da Globo, é também uma grande poeta. Transcrevo aqui um trabalho seu, com o recado que a maioria dos brasileiros gostaria de enviar:

SÓ DE SACANAGEM
(Elisa Lucinda )
Meu coração está aos pulos!
Quantas vezes minha esperança será posta à prova?
Tudo isto que está aí no ar: malas, cuecas que voam entupidas de dinheiro,
Do meu dinheiro, do nosso dinheiro,
que reservamos duramente para educar os meninos mais pobres que nós.
Para cuidar gratuitamente da saúde deles
e dos seus pais.
Esse dinheiro viaja na bagagem da impunidade
e eu não posso mais.
Quantas vezes minha esperança vai esperar no cais?
É certo que tempos difíceis existem
para aperfeiçoar o aprendiz.Mas não é certo que a mentira dos maus brasileiros
venha quebrar no nosso nariz
.Meu coração tá no escuro.
A luz é simples, regada ao conselho simples de meu pai,
minha mãe, minha avó, e dos justos que os precederam:
“Não roubarás”. “Devolva o lápis do coleguinha”. “Esse apontador não é seu, minha filha”.
Pois bem, se mexeram comigo
Com a velha e fiel fé do meu povo sofrido,
Então agora eu vou sacanear:
Mais honesta ainda vou ficar!Só de sacanagem!
Dirão: “Deixa de ser boba,
desde Cabral que aqui todo mundo rouba”.
E eu vou dizer“Não importa, será esse o meu carnaval,
vou confiar mais e outra vez”
Eu, meu irmão, meu filho e meus amigos.
Vamos pagar limpo a quem a gente deve
e receber limpo do nosso freguês.
Com o tempo a gente consegue ser livre, ético e o escambau.
Dirão: “É inútil, todo o mundo aqui é corrupto,
desde o primeiro homem que veio de Portugal”.
E eu direi: “Não admito, minha esperança é imortal”.
E eu repito: “Ouviram? IMORTAL!”
Sei que não dá para mudar o começo.
Mas, se a gente quiser,
Vai dar para mudar o final!

ZOOM- Meus agradecimentos aos alunos e professores da APAE que foram me visitar na tarde do lançamento do meu livro. À Graça, Tia Nilma Gemina Linhares e a todos os professores, muito obrigada. - Agradeço à Dra. Maria de Fátima Carvalho pela mensagem linda que me enviou. - No dia 22 deste mês cai o último solteirão convicto destas paragens: Eloer Magalhães se casa com Euzanete. Nós vamos conferir. - O Sind-UTE realizará, no dia 26 de novembro, o XVI Baile do Educador que acontece no Clube Morro do Pilar, a partir de 23 horas. Vai tocar no evento a Banda “Olhos de Neon”. Promete. - Um abraço para o casal Cantídio Cotta-Terezinha, que revi outro dia, no Shopping. - Um abraço para Aroldo Chagas, o poeta autor de OS OLHOS SALIENTES DO CROCODILO.- O cidadão chega a determinado setor público, exigindo das estagiárias que estavam no local um serviço que não lhes foi determinado fazer, fala grosso, apresenta-se como Chefe de Gabinete de determinado setor. No dia seguinte, manda pedir os nomes das meninas que só obedeciam ordens, numa atitude desprezível! Se não for caso de assédio moral, é falta de educação mesmo! Até quando os poderosos vão zombar impunemente dos subalternos, sem nenhuma punição? Arre! - Merci a Rilson Bicalho pela citação em sua coluna de domingo, e a Francisco Neto pela foto ao lado do diretor Valter Antônio de Oliveira. Como eu não vi o fotógrafo (Wolmer Ezequiel), nem tive tempo de torcer a boca, como sempre faço. - Léo do Peixe enviando notícias de Pirapora, onde faz magnífico trabalho na difusão de livros. - Você encontra todos os livros do Projeto Giro-lê, incluindo MARIANA CATIBIRIBANA, na LEITURA, no Shopping. - Até que enfim Dom Renan Calheiros tirou uma licença. Que seja ad aeternum. Críticas, sugestões e eventuais elogios podem ser enviados através do e-mail: nenadecastro@yahoo.com.br. - Uma semana com notícias boas (nós merecemos!), sorrisos de crianças felizes, música de Villa-Lobos e Gonzagão, arroz colorido com suã, pudim de ameixa, doce canto de bem–te-vis e, sobretudo e sempre, paaaaaaaaaaz, são os meus votos. Au Revoir.



Nenhum comentário:

Postar um comentário